O desafio da alfabetização em hebraico!

Aprender uma nova língua é sempre um desafio, e esse desafio torna-se muito maior quando estamos falando do hebraico, pois como se não bastasse as diversas regras gramaticais até o 'alfabeto' é diferente!

Talvez a reação inicial dos adultos e crianças ao serem apresentados ao 'alef beit' seja a mais gritante, dificuldades todos os estudantes terão... As crianças olha para as novas letras como uma novidade que poderá ser muito divertida, porque elas estão mais abertas a aprender e enxergam o aprendizado de algo tão diferente como uma grande brincadeira, já os adultos olham para os textos e palavras como algo muito estranho e constatam quem será penoso aprender a ler aquilo tudo...

Todo adulto que deseja aprender hebraico deve ter muito claro em sua mente o motivo pelo qual decidiu aprender a língua hebraica, se for só pra aprender um idioma vá estudar inglês, francês ou espanhol e você terá menos dor de cabeça e mais pessoas com quem conversar...

Se você  só quer aprender algumas frases/palavras, você não precisa estudar hebraico pra valer, porque você pode encontrar isso na internet com facilidade...

Bem, a grande questão é: Aprender um idioma requer tempo, esforço e muitas vezes dinheiro (seja pra comprar os livros -que não são baratos- ou pra imprimir uma grande quantidade de material). Se você não tiver um bom e sólido motivo pra aprender hebraico a chance de você abandonar o estudo logo durante a alfabetização é gigantesca..

Se você concluir que deseja realmente aprender hebraico, você deve começar a encarar o estudo como uma criança: Uma novidade que poderá ser muito divertida!

Mas como olhar assim se você já passou horas e mais horas tentando decorar os nomes do alf bet e aquele monte de pontinhos massoréticos e ainda não aprendeu nada?!

Esqueça tudo que você aprendeu até agora então... Vamos reiniciar???  Sei que pode parecer uma verdadeira afronta pedir pra que você jogue fora seus rabiscos e as folhas que você imprimiu na tentativa de decorar um monte de coisas... mas vamos por partes:

Uma breve apresentação: Eu tenho 22 anos, aprendi hebraico no início da minha adolescência, sou formada como professora primária e hoje sou acadêmica da área de saúde. Passei a minha vida inteira estudando diversos assuntos, dos mais variados temas com diferentes professores. Por isso posso afirmar que com o método certo você pode ensinar qualquer assunto aos alunos!

Eu acredito piamente que o hebraico pode ser aprendido de forma eficaz tanto por crianças como por adultos de forma descontraída e divertida.

Porém, é preciso que o estudante adulto compreenda as seguintes questões antes mesmo de iniciar seus estudos:

01- Não se pode pular etapas.  - Mesmo que você ache que já sabe alguma coisa, se você ainda não consegue ler e escrever (inclusive com letras cursivas), você ainda não é alfabetizado e por isso é altamente recomendável que você aprenda desde o inicio, começando do 0...

02 - Pare de procurar coisas que estão além da sua capacidade atual - Muitas pessoas que estão se alfabetizando começam a procurar textos e lições em hebraico que estão muito acima do nível de conhecimento que elas tem no momento... É preciso ter paciência para entender que ficar olhando para algo que ainda não somos capazes de compreender poderá nos frustrar e desmotivar, devemos portanto nos focar naquilo que já nos é acessível. Se você não sabe nem o som das letras do alf beit ficar tentando traduzir músicas não será proveitoso e sim estressante..

03 - Preocupe-se em aprender o básico - Não adianta querer começar a conjugar os verbos e ler toda a Torah em hebraico... Preocupe-se em conhecer as letras e seus respectivos sons, aprender a ler com pontuação massorética, em adquirir vocabulário básico como nomes de animais, comidas, objetos, lugares.. Vá  treinando a escrita cursiva e a leitura quadrática... Quando você já estiver fera nisso tudo ainda verá que existem muitas regras gramaticais e outros conhecimentos necessários até que você consiga ler um livro e compreendê-lo, não se afobe, sem uma boa base é impossível construir o conhecimento.

04 - Não há como aprender hebraico só por transliteração - Se você não sabe ler e escrever não sabe hebraico e não aprendeu apenas decorou, por isso é indispensável que você se comprometa a deixar as transliterações de lado conforme for aprendendo a ler. Os textos transliterados são viciosos, se você não se esforçar para ler em hebraico jamais conseguirá ganhar fluência na leitura, no início você irá demorar muito para ler cada frase, mas se você insistir com a prática você se tornará mais rápido até que atinja um bom nível.

Nos próximos dias estarei postando uma série de lições para alfabetização de adultos que desejam aprender hebraico, fique ligado no blog, pra não perder nada clique em 'Participar deste site' no canto superior direito da tela.


Shalom!!!

Débora C'ruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário